Ementas


Fundamentos da Educação
Educação: definição e processo histórico; a matriz grega do pensamento ocidental: a Paidéia, o lugar dos gregos na história da educação; Paradigmas educacionais: pensamento moderno e contemporâneo; educação e cidadania: aspectos da educação brasileira e regional.

Bibliografia

ALVES, Rubem. A escola que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir. 8ª ed. São Paulo: Papirus, 2005.

CAMBI, Franco. História da Pedagogia. 2 ed. São Paulo: Unesp, 2001.

CORTELLA, Mário S. A Escola e o Conhecimento. Fundamentos epistemológicos e políticos. 9ª ed. São Paulo: Cortez, 2005.

LOPES, Eliane Marta Teixeira. História da Educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

MANACORDA, Mário A. História da educação: da antiguidade aos novos dias. 12 ed. São Paulo: Cortez, 2006.

SEVERINO, A. J. Educação, Sujeito e História. São Paulo: Olho D'Água, 2002.

GADOTTI, Moacir. História das Idéias Pedagógicas. 8ª ed. São Paulo: Ática, 2005.

LEIS DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL: LEI Nº 9.394/96.

PILLETTI, Claudino e PILLETTI, Nelson. História da Educação. São Paulo: Ática, 2001.

SEVERINO, Antonio Joaquim. Filosofia da Educação: construindo a cidadania. São Paulo: FTD, 1994.



Educação na Contemporaneidade

Pesquisas recentes em educação; análise de problemas e questões que envolvem a atividade educativa no momento atual; estudo de novas tendências na área de educação intra e extra-escolar, sobretudo aquelas que envolvem o uso e a produção de recursos tecnológicos e audiovisuais; educação à distância; Internet e atividades escolares; perspectivas para a prática educacional no século XXI.

Bibliografia

ARRUDA, Marcos. BOFF, Leonardo. Globalização: desafios sócio-econômicos, éticos e educativos: uma visão a partir do sul. Petrópolis: Vozes, 2000.

DEMO, Pedro. Desafios Modernos da Educação. 16. ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2010.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2007.

MORIN, Edgar. Saberes Globais e Saberes Locais: O olhar transdisciplinar. Rio de Janeiro-RJ: Garamond, 2010.

LÉVI, Pierre. As Tecnologias da Inteligência. Rio de Janeiro: Editora 34, 2004.



História da Mídia

Fundamentos da comunicação; história dos meios de comunicação; análise do impacto produzido pelas mudanças tecnológicas na organização de sociedades audiovisuais; tecnologia de informação e mídia nos diferentes momentos da história humana; conquistas e avanços tecnológicos na área de comunicação, de informação e transferência de dados.

 Bibliografia

CASTELLS, Manuel. A Galáxia da Internet. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.

DIZARD Jr., Wilson. A Nova Mídia: a comunicação de massa na era da informação. Rio de Janeiro: Jorga Zahar, 2000.

LAIGNIER, Pablo; FORTES, Rafael (org.). Introdução à História da Comunicação. Rio de Janeiro: E-papers, 2009.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

MATTELART, Armand. Comunicação Mundo: história das idéias e das estratégias. Petrópolis: Vozes, 1994.

MATTELART, A., MATTELART, M. História das teorias da comunicação. São Paulo: Loyola, 1999.


Comunicação na Contemporaneidade

Principais paradigmas das Teorias da Comunicação. Autores, escolas, correntes e tendências de pesquisa no campo da Comunicação: o sujeito e as possibilidades de recepção; cibercultura; as crises de paradigma. O desenvolvimento acelerado das transmissões de informações à distância. A telecomunicação e a possibilidade de manipulação política. Análise crítica da ação dos media na sociedade e cultura contemporânea.

Bibliografia

DEFLEUR, Melvin; BALL-ROKEACH, Sandra. Teorias da comunicação de massa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993.

HOHLFELDT, Antonio; MARTINO, Luiz C.; FRANÇA, Vera (org). Teorias da Comunicação. Petrópolis: Vozes, 2001.

KELLNER, D. A cultura da mídia. Bauru: EDUSC, 2001.

LIMA, Luiz Costa (org.). Teoria da Cultura de Massa. São Paulo: Paz e Terra, 2005.

MCQUAIL, Denis. Teoria da comunicação de Massas. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2003.

THOMPSON, John B. A mídia e a modernidade: Uma teoria social da mídia. Petrópolis: Vozes, 2005.

THOMPSON, John B. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. Petrópolis: Vozes, 2009.

WOLF, Mauro. Teorias da comunicação de massa. São Paulo: Martins Fontes, 2005.


Mídia e Educação

Abordagens teóricas e metodológicas de mídia e educação e sua contextualização histórica. A mídia na vida social e cultural (dos meios de comunicação de massa à convergência TV-Internet e expectativa do mundo interativo). Mídia e mediações. Processos de produção e recepção de TV, vídeo, cinema, internet e interfaces com educação. Linguagens midiáticas e modos de aprender. Mídia e escola: funções e perspectivas.

Bibliografia

BELLONI, M. L. O que é mídia-educação. São Paulo: Autores Associados, 2001.

BRAGA, J. L., CALAZANS, R. Comunicação & Educação. São Paulo: Hacker, 2001.

CASTELLS, M. A Sociedade em Rede. A Era da Informação. Economia, Sociedade e Cultura. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.

CITELLI, A. Comunicação e educação: a linguagem em movimento. São Paulo: Senac, 2000.

FIGUEIREDO, V. L. F. (org.) Mídia e educação. Rio de Janeiro: Gryphus, v. IV, 1999.

GARDNER, H. Inteligência: um conceito reformulado. Rio de Janeiro: Objetiva, 2000.

DOWBOR, L., IANNI, O. Desafios da comunicação. Petrópolis: Vozes, 2001.

PRADO, J. L. A. Crítica das práticas midiáticas: da sociedade de massa às ciberculturas. São Paulo: Hacker, 2002.

SACRISTÁN, J. G. Educar e conviver na cultura global: as exigências da cidadania. Porto Alegre: Artmed, 2003.

SILVERSTONE, R. Por que estudar a mídia? São Paulo: Loyola, 2002.



Novas Tecnologias da Informação na Educação

Conhecer e utilizar a tecnologia disponível para apoiar a aprendizagem colaborativa usando as ferramentas de comunicação mediada por computador baseadas na Internet e seus serviços; a Internet como ferramenta de ensino; estudo das tecnologias de informação e comunicação que viabilizam a educação à distância; ferramentas para a educação a distância; novas tecnologias educacionais em rede.

Bibliografia

BARRETO, R. G. (org.). Tecnologias educacionais e educação à distância: avaliando políticas e práticas. 2. ed. Rio de Janeiro: Quartet, 2003.

______. Formação de professores, tecnologias e linguagens. 1. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2002

BRAGA, J. L; CALAZANS, R. Comunicação e Educação: Questões Delicadas na Interface. São Paulo: Hacker, 2001.

CARVENALE, Ubirajara (Org.) Tecnologia educacional e aprendizagem. São Paulo: Livro Pronto, 2007.

CASTELLS, Manuel. Galáxia da internet – reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.

GÓMEZ, M. V. Educação em rede: uma visão emancipadora. São Paulo: Cortez, 2004.

INOCÊNCIO, D., CAVALCANTI, C. M. C. Preparação de professores para tutoria em disciplinas e cursos on-line: uma experiência presencial/digital. Anais Digitais: TecEducation, 2005.

KENSKI, V.M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas, SP: Papirus, 2003.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. Rio de Janeiro: Editora 34, 2003.

LÉVY, Pierre. O que é virtual? Rio de Janeiro: Editora 34, 2003.

LIBANEO, José Carlos. Adeus Professor, Adeus Professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. São Paulo: Cortez, 2004.

LITWIN, Edith. Tecnologia Educacional. Políticas, histórias e propostas. Porto Alegre: ARTMED, 2001.

OLIVEIRA, Celina Couto de et al. Ambientes informatizados de aprendizagem: produção e avaliação de software educativo. Campinas: Papirus, 2001.

PALLOFF, R. M.; PRATT, K. O aluno virtual: um guia para trabalhar com estudantes on-line. Porto Alegre: Artmed, 2004.

VIEIRA, Alexandre Thomaz. Gestão educacional e tecnológica. São Paulo: Avercamp, 2003.


Audiovisual na educação

Introdução à linguagem audiovisual (televisiva, digital e cinematográfica); reflexão sobre os aspectos teórico-metodológico do uso dos recursos midiáticos na escola; audiovisual na escola e o processo ensino-aprendizagem; competência pedagógica do uso das novas mídias; interface entre conteúdo fílmico e currículo escolar; apresentação, análise e discussão de filmes e programas televisivos; uso didático de filmes e programas em sala de aula.

Bibliografia

BACCEGA, M.A. Televisão e escola: uma mediação possível? São Paulo: Senac SP, 2003.

BRAGA, J. L; CALAZANS, R. Comunicação e Educação: Questões Delicadas na Interface. São Paulo: Hacker, 2001.

FERRÉS, Joan. Vídeo e Educação. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1995.

KENSKI, V.M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas, SP: Papirus, 2003.

LIBANEO, José Carlos. Adeus Professor, Adeus Professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. São Paulo: Cortez, 2004.

LITWIN, Edith. Tecnologia Educacional. Políticas, histórias e propostas. Porto Alegre: ARTMED, 2001.

NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2004.

NAPOLITANO, M. Como usar a televisão na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1999.

SETZER, Valdemar W. Meios eletrônicos: uma visão alternativa. São Paulo: Escrituras, 2001.

SILVA, M. Sala de aula interativa. Rio de Janeiro: Quartet, 2000.

VIEIRA, Alexandre Thomaz. Gestão educacional e tecnológica. São Paulo: Avercamp, 2003.


Seminários Temáticos em Comunicação e Educação

Seminários Temáticos sobre as correntes teóricas da Comunicação e da Educação na contemporaneirade e da Produção experimental em Comunicação e Educação. Debates de temas para o TCC.

Bibliografia

BERTUCCI, Janete Lara de Oliveira. Metodologia Básica para Elaboração de Trabalhos de Conclusão de Cursos. São Paulo: Atlas, 2009.

LOPES, Maria Immacolata Vassalo de. Pesquisa em comunicação. São Paulo: Loyola, 2005.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas - amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. São Paulo: Atlas, 2002.

OLIVEIRA, Silvio Luis de. Tratado de metodologia cientifica: projetos de pesquisa, TGI, TCC, monografia, dissertações e teses. São Paulo: Pioneira, 2002.

ANDRADE, M. M. Redação Científica – elaboração do TCC passo a passo. 2 ed. São Paulo: Factash, 2007.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

ANDRADE, M. M. Introdução à metodologia do trabalho científico. São Paulo: Atlas, 2009.

FACHIN, Odília. Fundamentos de metodologia. 5. ed. São Paulo: Saraiva, 2008.

SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2010.


Metodologia da Pesquisa Científica

Pesquisa em Educação e nas Ciências Sociais. Lógica e estruturação de uma pesquisa. Tema, problema, hipótese, procedimentos de investigação. Instrumentos de coleta de dados. Diferentes estratégias metodológicas na condução da pesquisa. Elaboração e discussão do projeto de Trabalho de Conclusão de Curso/Monografia.

Bibliografia

ANDRADE, M. M. Introdução à metodologia do trabalho científico. São Paulo: Atlas, 2009.

ANDRADE, M. M. Redação Científica – elaboração do TCC passo a passo. 2 ed. São Paulo: Factash, 2007.

BERTUCCI, Janete Lara de Oliveira. Metodologia Básica para Elaboração de Trabalhos de Conclusão de Cursos. São Paulo: Atlas, 2009.

FACHIN, Odília. Fundamentos de metodologia. 5. ed. São Paulo: Saraiva, 2008.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

LOPES, Maria Immacolata Vassalo de. Pesquisa em comunicação. São Paulo: Loyola, 2005.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas. São Paulo: Atlas, 2002.

OLIVEIRA, Silvio Luis de. Tratado de metodologia cientifica: projetos de pesquisa, TGI, TCC, monografia, dissertações e teses. São Paulo: Pioneira, 2002.

SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário