Apresentação


Na sociedade moderna, não há dúvida da importância, poder e influência da mídia. Cada vez mais é necessário compreender e analisar criticamente o processo de comunicação e o funcionamento dos grandes conglomerados midiáticos. Com o surgimento das novas tecnologias de informação (TICs), aumentaram as possibilidades de comunicação, transformando e ampliando as relações sociais, culturais e educacionais.

Através da mídia, o público se informa, conhece outras realidades e se educa, de forma negativa ou positiva. O poder da mídia na contemporaneidade está exatamente neste papel de construção da realidade, a qual colabora na formação da opinião, da visão crítica e do conhecimento da sociedade. As narrativas audiovisuais funcionariam como um currículo cultural, ou seja, um conjunto mais ou menos organizado de informações, valores e saberes que através de produtos culturais influenciam as formas de aprender, de ver e de pensar do público.

As relações dos indivíduos com os produtos midiáticos têm sido objeto de pesquisa de diferentes áreas do conhecimento (psicologia, sociologia, antropologia, história, comunicação, etc.). Os pesquisadores buscam compreender de que maneira as imagens de cinema e televisão e conteúdos da Internet formam as concepções de mundo do público na sociedade, como também as influências político-sociais que essas relações podem produzir.

Na área da educação, os estudos têm buscado refletir sobre o modo como os produtos audiovisuais e as novas tecnologias vêm sendo utilizadas nas salas de aula, sob a visão que deveriam ser meios dos alunos pensarem a realidade, uma vez que fazem parte de suas rotinas. As escolas não podem negar que o cinema e, principalmente, a televisão fazem parte do contexto social, histórico e cultural das crianças e jovens. É necessário que os professores saibam utilizar pedagogicamente esses instrumentos e formem reflexões críticas em seus alunos acerca do que as mídias oferecem, para que sejam veículos não apenas de apreensão da realidade, mas de reflexão sobre as mesmas.

Ao se investigar as relações que crianças e adolescentes estabelecem com a televisão e os computadores, ajuda compreender também alguns dos problemas identificados pelas pesquisas em escolas, tais como a dificuldade de comunicação entre adolescentes e seus professores, o desinteresse das crianças pelas atividades escolares, processos de aprendizagem diferentes daquelas com os quais os professores estavam habituados, entre outros. Há, assim, a necessidade da formação continuada dos professores, principalmente, diante das mudanças de paradigmas que ocorrem na sociedade.

Para isso, o docente precisa minimamente dominar as atuais tecnologias de informação e compreender e utilizar o potencial que as mídias podem oferecer. A mídia e as novas tecnologias de informação e comunicação (TICs) têm se mostrado um campo de saber para o atendimento dessas exigências, mas nem sempre adequadamente utilizadas. Conhecê-las é, pois, fundamental, porque permite a efetiva instrumentalização de todos os que têm a seu cargo atividades de ensino. Nesse sentido, a pós-graduação é uma forma de se alcançar esse objetivo.

A Unime, por oferecer os cursos de Comunicação e Pedagogia que conjugam a interface entre as duas áreas (comunicação e educação), é uma instituição que tem todas as condições de atender as exigências que este campo de ensino-aprendizagem tem apresentado. Assim, este projeto propõe oferecer à comunidade um curso de especialização que permita a articulação dessas três áreas afins: mídia, tecnologia da informação e educação.

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